domingo, 5 de outubro de 2008

O Mercado Flutuante do Rio Mekong

No Delta do Rio Mekong há um mercado flutuante onde os barcos atracam um ao lado do outro para oferecerem frutas e/ou legumes. Todo barco tem em sua proa um par de olhos pretos circundados por um quadrado vermelho que significa que aqueles olhos saberão indicar o caminho certo para a navegação. Em cada barco há uma vara de bambu que expõe o tipo de mercadoria que aquele barco está colocando à venda.

Os barcos compradores se aproximam para pechinchar e abastecer seus porões para descarregar em outros portos.

Aliás, pechinchar é a arte local. Em todo lugar, para qualquer tamanho de mercadoria ou preço, se pechincha. E o processo pode ser demorado tanto quanto um dos participantes queira. Numa ocasião terminei com dor de cabeça de tanto puxar de cá e a vendedora puxar de lá. Por mais que pensemos ter arrancado todo o desconto possível, no final sempre saímos com a sensação de que poderíamos ter conseguido mais um pouco mais.

Muitas famílias moram nos barcos, por isso dá para observar roupas no varal, crianças brincando, jovens estudando e até cachorros. Esses servem para também para guardar o barco durante a noite, impedindo assim, que algum estranho suba no barco para roubar as mercadorias.

A água do rio serve para tomar banho, cozinhar e molhar as plantas, sim, os barcos possuem plantas como aquelas que temos em nossas varandas ou jardins. Já a água para beber vem do céu e é armazenada por meio de coletores. Aliás, chuva é um recurso muito abundante por lá, por isso os rios são largos e alguns profundos. Tivemos a chance de experimentar dessa abundância.

Nenhum comentário: