domingo, 5 de outubro de 2008

Os Casamentos

Casamento no Vietnã possui tradições muito diferente dos hábitos ocidentais. Os noivos seguem juntos para o local da cerimonia, mas somente a mãe da noiva pode estar ao lado dela no momento da maquiagem. As damas de honra devem ser, necessariamente, virgens e são escolhidas dentro das famílias dos noivos ou amigas da noiva.

As cerimonias costumam começar às 4 da manhã, isso mesmo, de madrugada e seguem por todo o dia até o final da tarde quando os noivos são liberados para conhecerem a nova casa. Fiquei imaginando o cansaço depois de tantos compromissos.

Esse assunto puxou outro: qual o padrão de beleza ? O que um homem procura numa mulher e vice-versa ? A resposta inicialmente pareceu surpreendente, mas na verdade é a regra em quase todas as civilizações: o que se quer são as características mais raras. Esse detalhe é muito bem explicado no livro O Animal Moral do jornalista Robert Wright. Bem, mas voltando ao nosso cenário, um homem vietnamita procura por mulheres altas, de pele absurdamente branca, cabelos compridos e que possua um bom sotaque. É, num país com língua formada por 5 diferentes tons além das letras, a mulher tem que saber cantar no tom correto. E a beleza do rosto ou formato do corpo ? Não são importantes.

Já a mulher vietnamita procura um homem com um bom salário e a parte inusitada é que a primeira pergunta que se faz quando se conhece alguém é: quanto seu namorado ganha ? E a segunda é: quantos anos você tem ? Essas perguntas são consideradas simpáticas e demonstram uma maneira polida de ser. Outro ponto a ser considerado é a altura do pretendente: claro que quanto mais alto melhor. Chega a ser engraçado que se deseje tanto pessoas altas num país onde todos os que vi não passavam do meu ombro. A foto ao lado ilustra essa diferença. Ao meu lado está a nossa simpática guia na cidade de Hoi An e a diferença que se vê na foto é real.

Já que o padrão é brancura Omo, as mulheres se cobrem da cabeça aos pés, literalmente, para não receber nem um raiozinho de sol. Chegam ao ponto de colocar o capacete e um chapéu por cima, sem falar no óculos e na máscara que cobre o nariz e a boca. E como se isso não bastasse, aplicam receitas caseira para branqueamento. Anota aí: misturar batata cozida com leite e aplicar no rosto durante a noite; colocar na geladeira mel misturado à gema e passar no rosto; aplicar banana amassada ou rodelas de pepino.

Mas ser branca, alta, com sotaque adequado ou rico e imenso não é suficiente. É preciso combinar o animal do Zodíaco vietnamita (muito parecido com o Zodíaco chinês). Num país com uma população superticiosa, não dá para imaginar casar com alguém cujos signos não se encaixem. Isso significa que uma mulher rato não quer casar com um homem nascido no ano do búfalo. As pessoas nascidas no ano do Tigre, como eu, são as mais rejeitadas porque, no entendimento deles, possuem características bem marcantes de determinação.

Ouvindo tudo isso parece difícil que homens e mulheres se encontrem, não ? Mas não é bem assim, é raro que uma mulher vietnamita fique solteira porque há 10% a mais de homens no pais. E isso já preocupa o governo porque a continuar assim, o país terá problemas de natalidade num futuro próximo.

Nenhum comentário: